domingo, 20 de maio de 2012

ENTREVISTA COM ANDRÉ LUIZ CABRAL DE VASCONCELOS - EDITORA CASA CULTURA


A Editora Casa Cultura é uma empresa valeparaibana preocupada e voltada para questões educacionais, culturais e sociais fundada, em 2006, por André Luiz.
 
TD – Conte um pouco da Editora Casa Cultura.
AL – Após vários anos lecionando e trabalhando com editoração de livros surgiu a oportunidade de oficializar um antigo sonho de criar uma instituição sem fins lucrativos que pudesse contribuir para a formação cultural e afetiva de crianças carentes (Instituto Mundo a Fazer). Com o início das atividades, sentimos a necessidade de contar com um material pedagógico que reforçasse os conceitos educacionais que nossas ações pretendiam transmitir às crianças. Foi assim, que três meses após a oficialização da instituição, decidimos fundar a editora Casa Cultura.
 
TD – E hoje, quais são as propostas da Editora Casa Cultura?
AL – É incentivar a produção literária e o hábito da leitura em crianças, desde a educação infantil até o ensino médio, através de projetos. Existem também os departamentos que cuidam de publicações de livros, capacitação de educadores, atendimento de feiras literárias, entre outras atividades.
 
TD – Explique melhor os projetos literários realizados pela Editora Casa Cultura.
AL – A editora está aberta a analisar e buscar alternativas de publicação para todos aqueles escritores que possuem seus trabalhos engavetados, buscando caminhos para transformá-los em verdadeiros autores de livros. Muitas pessoas têm vontade de publicar, mas não sabem por onde começar. Para estes casos, oferecemos uma assessoria dando orientação sobre os trâmites necessários para a publicação, independentemente de contrato com a editora. Porém, nosso encantamento está nos projetos dedicados às crianças. Criamos há 4 anos o projeto “Semeando escritores... Colhendo autores” que promove, de diversas maneiras, a publicação de livros, impressos e digitais, para estudantes da educação infantil até o ensino médio. Deste projeto surgiu outro denominado “Clube de Letras” que publica livros com até 40 páginas de crianças e adolescentes até 17anos. Este projeto será lançado com 4 autores, com idade entre 10 e 12 anos, durante a FLIT – Feira Literária Infantil de Taubaté, que ocorre neste ano no período de 30 de junho a 04 de julho.
 
TD – Estamos sabendo que a Editora Casa Cultura está lançando uma revista sobre Educação e Cultura. Gostaria que você nos falasse sobre isso!
AL – A ideia desta revista era que inicialmente ela fosse produzida apenas em formato digital, com vinculação de vídeos e textos de educadores e profissionais que pudessem fornecer informações sobre educação, comportamento e cultura para professores e pais de alunos. Depois de muitas reuniões com o grupo de colaboradores chegamos à conclusão que seria mais interessante contarmos com o material impresso, com periodicidade trimestral, surgindo, então, a Revista Repasse, que será lançada no próximo dia 25 de Maio.
 
TD – E por que o nome Repasse?
AL – Na verdade, a revista trabalha o conceito de que é preciso haver espaço para discussão de temas e propostas, principalmente entre educadores e pais de estudantes, público ao qual se dedica a revista. O nosso conceito de repassar baseia-se em: repensar, reler, rediscutir, reavaliar, reorganizar, reciclar, refazer e repassar suas conclusões para outras pessoas. Nossa intenção é criar uma ferramenta para debates, utilizando a revista em formato digital como um meio dinâmico de discussão de ideias.
 
TD – E como será o lançamento desta revista?
AL – Organizamos uma festa que atendesse a dois objetivos: o lançamento da revista e o levantamento de renda para o Instituto Mundo a Fazer.  A cada três meses realizaremos uma festa temática para apresentar as novas edições, destinando toda a arrecadação de consumo para os projetos sociais da instituição. O nome das festas será sempre “Celebração” e o tema desta primeira será “Anos 80”.
 
TD – Qual o objetivo do Instituto Mundo a fazer?
AL – O objetivo é a promoção de ações educacionais e culturais para atendimento da população carente, com a proposta de realizar atividades nas escolas particulares em troca de doações de brinquedos usados, livros, material escolar, alimentos e roupas, que, posteriormente, são distribuídos em outras ações realizadas em comunidades carentes.
 
TD – Gostaríamos que você nos falasse dos seus projetos para a FLIT este ano.
AL – Na FLIT nós manteremos um grande estande com venda de livros e um espaço para atendimento de escritores. Também promoveremos palestras sobre vários assuntos em todos os dias do evento, trabalharemos com o projeto “Semeando Escritores, Colhendo Autores” incentivando a produção de textos, teremos lançamento de livros e mesa de bate papo com os autores, inclusive, com os jovens escritores do “Clube de Letras”.
 
TD – E para finalizar, o que podemos antecipar para os nossos seguidores sobre a participação do Tangram das Ideias no projeto surpresa que será lançado na FLIT?
AL – A grande novidade da Editora Casa Cultura e do Instituto Mundo a Fazer, juntamente com outros parceiros, é o  lançamento do projeto “Circulando Livro & Mente”, que consiste em um ônibus todo adaptado que levará às escolas e a outros eventos da região valeparaibana várias atividades culturais e pedagógicas, tais como: biblioteca itinerante, recursos audiovisuais, contação de histórias, teatro de fantoches, exposições, oficinas de criatividade, e a participação do Tangram das Ideias com a “Campanha de Incentivo à Leitura”, através de trocas e doações de livros, parceria que pretendemos estender a outras oportunidades.
 
TD – Muito bom, André! Parabéns por sua trajetória e muito sucesso com este ônibus, que ele te traga mais oportunidades para novos projetos! E quanto a nossa parceria, que começou com a publicação do livro “O lado poético do Tangram das Ideias”, certamente, ela só tem a crescer! Muito obrigada!

2 comentários:

  1. Sim, Rafael, o André é um grande empreendedor, acredita no sonho e é determinado a realizar aquilo que se propõe. Realmente, um exemplo para mim também!
    Obrigada pela participação!
    Um abraço, Lucimara.

    ResponderExcluir